top of page

Metodologia

Exercício na barra fixa

O Método da ginástica integral é uma técnica de Educação Motora que busca promover uma maior consciência de si mesmo a partir da experimentação do movimento.

 

É importante saber que tudo está interligado, e por isso, quando aumentamos a tensão no maxilar por exemplo todo o corpo tenciona na mesma proporção.

 

Através de movimentos gentis melhoramos a postura, a flexibilidade, a coordenação e o equilíbrio. Tudo é uma questão de amor e respeito pela nossa trajetória e escolhas que fizemos no passado.

 

Nunca force o alongamento ou a mobilidade de alguma parte do corpo, vá soltando aos poucos outras regiões que te permite liberar com gentileza essa parte que você está trabalhando.

 

Orientamos sempre soltar a língua, o maxilar, respirar fundo, espreguiçar ou até mesmo suspirar durante as práticas, tudo isso favorece o trabalho integral.

 

Temos alguns direcionadores que vão sinalizando a forma correta de lidar com o corpo e suas histórias, permita ser direcionado por eles durante suas práticas.

•    Leveza

•    Suavidade

•    Bem estar

•    Fluidez

•    Prazer

 

Forçar ou impor um resultado não vai te ajudar a evoluir neste método, pelo contrário, só vai criar mais tensão e problemas, estamos propondo uma atividade consciente de autocuidado e respeito.

 

Através da nossa história, educação, cultura e lesões, adotamos padrões de comportamento que nos causaram limitações e dor.

 

Estes padrões estão profundamente arraigados ao nosso sistema nervoso que por sua vez cria limitações físicas e emocionais desnecessárias.

 

O processo de aprendizado é orgânico e respeita os limites de cada pessoa, trate-se com amor e autocompaixão que o progresso será rápido e duradouro.

 

Quando percebermos nossas limitações através do movimento ganhamos a oportunidade de nos libertarmos destes padrões e explorar nossos potenciais.

bottom of page